O artigo “Implementação de boas práticas em simulação clínica no ensino em enfermagem”, publicado na Acta Paulista de Enfermagem (2022), buscou identificar as necessidades, vantagens, fatores facilitadores e barreiras para a implementação das boas práticas no delineamento da simulação clínica (SC) propostas pela International Nursing Association Clinical Simulation & Learning (INACSL).
Utilizou-se o método qualitativo de estudo de caso, fundamentado no Modelo de Difusão de Inovações de Rogers. A coleta de dados foi realizada em uma instituição pública de ensino, por meio de observações de atividades de SC e entrevistas semiestruturadas gravadas com 18 pessoas envolvidas nessas atividades, submetidas à análise de conteúdo.
De acordo com os autores, a implementação de boas práticas no delineamento da SC é necessária para que os potenciais benefícios da estratégia sejam usufruídos. O conhecimento sobre a necessidade, vantagem, facilitadores e barreiras contribui para a elaboração de ações baseadas em dados consistentes para a implementação de inovação com efetividade.
Confira o artigo completo em: https://www.scielo.br/j/ape/a/snwSCdqwQLr4M4Nz75MJMZP/?lang=pt
Comentarios